GEOMÁTICA
A intensa valorização que as Geotecnologias vêm sofrendo ao longo dos anos proporcionou o impulso necessário para o desenvolvimento de uma ciência específica, voltada para o estudo dessas tecnologias vinculadas à Geoinformação. O termo Geomática nasceu originariamente no Canadá, onde essa ciência foi desenvolvida para descrever o campo de tecnologias relacionadas à informática e comunicação de dados. Os objetos de estudo da Geomática passam pela captura, armazenagem, análise, apresentação, distribuição e gerenciamento de informações espaciais com vistas à tomada de decisões nos campos científico, administrativo, legal e operacional.

Geomática, conforme a definição da Internacional Standards Organization consiste em um campo de atividades que integra todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais necessários às operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de produção e gerenciamento da informação espacial.

O termo geomática, embora relativamente novo, representa a evolução do campo de atividade de levantamento e mapeamento, congregando as atividades mais tradicionais como topografia, cartografia, hidrografia, geologia, geodésia, fotogrametria, com as novas tecnologias e os novos campos de aplicação como sensoriamento remoto, agricultura de precisão, civil cultura, sistemas intermodal, sistemas de informação geográfica e sistemas de posicionamento global por satélite. refere-se a um grupo de tecnologias de informação geograficamente referenciada, onde podemos situar vários campos de atuação, o GPS, GIS, fotogrametria, levantamentos aéreos ou orbitais, topologia, cartografia, geodésia, topografia e outros.

A geomática lida com dados coletados por sensores orbitais e aerotransportados, por instrumentos acoplados em embarcações ou instalados sobre a Terra. Estes dados uma vez processados e manipulados, com o uso de equipamentos e programas, geram produtos que podem constituir mapas dos mais diversos tipos ou base de dados digitais de apoio para a Engenharia diversas e demais segmentos do conhecimento humano.


Obras de terraplanagem

Acompanhamento e locações de obras em geral:

• Terraplenagem, fundações, civil e Infraestrutura.
• Monitoramento de recalque de estruturas, aterros, obras de concreto e outros.
• Medições, obras de arte especial e corrente.


Linha de transmissão de energia

Projetos Topográficos e Geodésicos para implantação de Linha de Transmissão de Energia de acordo com a norma e padrão da ANEEL:

• Levantamentos topográficos e Geodésicos do traçado.
• Locações geológicas, civil das estruturas.
• Acompanhamento das obras executivas e As Built.


Cadastro técnico multifinalitario (CTM)

Cadastro Técnico Multifinalitario Utilizando a base Cartográfica SGB/IBGE para apoio e tomada de decisões técnica e políticas:

• Planejamento municipal, IPTU, Plano diretor, drenagem de água pluvial micro e macro, planejamento ordenação do solo urbano, SIG/GIS etc.


  GEO-TOP - Todos os direitos reservados ©2010
Desenvolvido pela Williarts Internet